Edição de fotos para o Instagram: meus apps e ferramentas preferidos

março 04, 2015 Helô Righetto 0 Comentários

Eu não sou expert em fotografia e nem quero ser - não tenho paciência pra fazer acertos manuais na câmera, trocar lentes e nada disso. Mas por outro lado, eu me preocupo muito com a composicão das imagens: ângulo bacana, contraste de cores e captação de detalhes. Por isso, ultimamente tenho tentado caprichar mais nas fotos que publico no Instagram.

Isso não significa que toda e qualquer foto que coloco lá tenha sido editada. Tem vezes que o momento vale muito mais do que a qualidade da imagem (como essa foto aqui, que tem a qualidade péssima mas é uma das imagens mais felizes do meu feed!). Porém, sempre que tenho ânimo, uso alguma ferramenta ou aplicativo pra deixar a imagem mais bacana - acho que minha formação de designer ainda me influencia!

Com tantas maneiras fáceis (e muitas delas gratuitas) de deixar o feed mais bonito, realmente não tem desculpa pra colocar foto torta ou super escura no Instagram. Me dá uma coceira quando vejo fotos do mar, por exemplo, e a linha do horizonte está mega torta. Poxa, com uma referência tão óbvia, custava fazer esse acerto (que aliás é oferecido dentro do próprio Instagram)?

#PorUmInstagramMaisBonito

Bom, correndo o risco de soar prepotente, deixo aqui algumas dicas do que faço para melhorar as minhas fotos. Eu estou longe de ser uma pessoa paciente e ainda mais longe de ser perfeccionista (fazer a revisão do meu Guia de Londres foi uma das tarefas mais difíceis que já fiz na vida, acreditem), por isso garanto pra vocês que não gasto mais do que 5 minutos em cada app ou ferramenta. Eu tomo conta de 4 perfis no Instagram (pois é), e por isso tenho aprendido bastante sobre o que as pessoas gostam de ver/curtir/comentar.

Ferramentas do próprio Instagram

Eu achava que todo mundo que usa Instagram sabia das ferramentas disponíveis, mas mostrei outro dia pra uma amiga e ela ficou surpresa - há uns meses, além dos filtros eles acrescentaram uma série de coisas que podem ser alteradas, como brilho, sombra, temperatura, contraste.... e alinhamento!!! Não tem como ser mais fácil: entrando em cada item, use a bolinha para aumentar ou diminuir o efeito. Geralmente mexendo um pouco no alinhamento, brilho, temperatura, contraste e sombras já melhora muuuuuuuito e nem precisa colocar filtro algum. 

Imagens que postei usando essas ferramentas: essa, essa, essa, essa, essa

After Light

Esse app eu baixei há uma semana (recomendado por uma das blogueiras que viajou comigo pra Itália há uns dias, eu amei o feed dela e perguntei qual era o segredo) e já é meu preferido, tô adorando explorar todas as possibilidades que ele oferece. O que mais gostei é que você pode usar filtro sobre filtro: ou seja, aplica um filtro (a intensidade do filtro é ajustável como no Instagram) e pode colocar outro por cima - imagina a quantidade de coisa que dá pra fazer! Além dos filtros ele oferece também os mesmos ajustes básicos do Instagram (brilho, temperatura, sombras, etc), algumas molduras e um lance que chama 'light leak' que eu adoro, que é bem isso que o nome fala, um 'vazamento de luz'. 

Imagens que postei usando esse app pra editar antes: essa, essa, essa, essa

Studio

Eu baixei o Studio quando comecei a fazer esse tipo de imagem pra postar no Instagram do Aprendiz de Viajante, e deu super certo. Gosto dele porque tem um montão de 'pacotes' de molduras, tipografia, sobreposições e pequenas ilustrações para aplicar sobre a imagem. Geralmente depois de usá-lo, ainda faço algumas modificações pelo Instagram mesmo, como brilho e contraste.

Imagens que postei usando esse app pra editar antes: essa, essa, essa, essa, essa, essa

A Beautiful Mess

Não sei o que é mais famoso: o blog ou o app criado pelo blog. Mas enfim, o app A Beautiful Mess tem mais ou menos as mesmas ferramentas do Studio, mas infelizmente eles pararam de atualizar a versão para Android, portanto ultimamente tenho utilizado menos e por motivos bem específicos (porque, no meu caso - Android - o Studio tem uma oferta muito melhor de tipografia, moldurinhas e ilustrações). Gosto de algumas possibilidades de 'colagem' de imagens e de uma ou outra moldura, que parecem desenhadas a mao (e foram mesmo, pela criadora do app).  Já os filtros são bem ruinzinhos, muito melhor usar o After Light.

Imagens que postei usando esse app pra editar antes: essa, essa, essa, essa (A Beautiful Mess para a montagem e Studio para o texto), essa

Real Bokeh

Esse app adiciona 'bokeh' (os fotógrafos que me perdoem, mas vou explicar como eu entendo: pontinhos coloridos meio borrados) nas imagens, e você pode escolher diferentes formatos, cores e tamanhos. Ele também tem uma opções de 'light leak', um essapouco mais coloridas, e também é possível controlar a intensidade. Eu uso pouco, mas gosto muito desse app. Acho que é preciso ter um olho muito bom pra aplicar os bokehs, e eu na maioria das vezes erro a mão.

Imagens que postei usando esse app pra editar antes: essa, essa, essa, essa, essa

Photogrid

Gente, parem de usar o Picstitch (vou ser honesta: a montagem fica horrorosa, fora que tem o logo do app por cima, mega fail) e usem o Photogrid! Sempre que preciso fazer uma montagem com 2 ou mais fotos é nele que eu vou. Dá pra ajustar a largura do contorno e ele dá dezenas de opções de montagem: você insere as fotos e dá uma sacudida no celular pra obter diferentes layouts, acho bacana. Tambem dá pra dar zoom, girar as imagens, trocá-las de posição... enfim, é bem prático. Ah, e recentemente eles fizeram um update que adorei: criar 'slides' com as fotos, que você pode postar como vídeo no Instagram. Como eu fiz aqui e aqui (utilizei o app A Beautiful Mess antes).

Imagens que postei usando esse app pra editar antes: essa, essa, essa (posso ter usado outros apps antes pra arrumar a imagem, mas a montagem/colagem foi toda feita no Photogrid)

Lens Blur do celular

Taí uma ferramenta do celuilar (pelo menos dos que usam Android) que pouca gente sabe que tem - eu pelo menos nunca vi ninguém usar. O Lens Blur é uma das opções de câmera do telefone, sabe quando você escolhe entre vídeo e foto? Pois existe essa outrao opcão, pode procurar (a não ser que o modelo do seu telefone seja antigo e não tenha essa atualização). Essa ferramenta destaca o que está em primeiro plano e deixa o fundo borrado - pode não ter a mesma definição de uma câmera profissa, mas quer saber? Entre carregar um telefone levinho e uma câmera imensa, eu fico com o telefone e uma foto um tanto menos definida, mas boa o suficiente pra publicar no Instagram.

Imagens que postei usando essa ferramenta: essa, essa, essa, essa

0 comentários:

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta