Leitura: A Viagem do Elefante, José Saramago

março 31, 2014 Helô Righetto 1 Comentários

Gracas a uma amiga que voltou pro Brasil depois de muitos anos morando em Paris, estou com uma colecao grande de livros do Saramago na estante (obrigada mais uma vez pela 'heranca', Dé!). Eu acho Saramago um genio, mas também nao gosto de absolutamente todos que li dele. O Memorial do Convento, por exemplo, foi abandonado antes da metade (isso já há alguns anos, gostaria de tentar de novo).

Mas enfim, terminei A Viagem do Elefante tem umas duas semanas e gostei muito, muito mesmo. Foi um dos últimos que ele escreveu (o penúltimo, se nao me angano) já em precárias condicoes de saúde. A história trata da viagem do elefante Salomao entre Portugal e Áustria, um presente do Rei de Portugal ao Arquiduque austríaco, no século 16.

É uma escrita cheia de nuances satíricas (bom, pelo menos eu achei) e passagens divertidas. Gostei particularmente das partes onde o narrador fala direto com o leitor, que nao sao poucas. Uma leitura até que rápida, aconselhável nao apenas para os fas do autor como também pra quem quer comecar a ler seu trabalho e nao sabe por onde.

Um comentário:

  1. Grazi5:41 PM

    Oi Helo,

    sou uma leitora mudinha que acha que nunca tem nada de significativo a adicionar aos teus posts, mas leio há um tempão o que vc escreve.

    Hoje lembrei de um texto que vc postou há alguns meses sobre como é triste ter que dizer tchau aos amigos que estão indo embora de Londres. Estou morando aqui desde agosto do ano passado e há duas semanas eu tive que dar tchau para uma amiga que voltou para o Japão e hoje tive que me despedir de uma querida amiga que está voltando pra Alemanha amanhã...
    Estou tão triste e hoje só consigo pensar que, bem como vc tinha escrito, mais cedo ou mais tarde vou ter sempre que dizer adeus aos meus amigos por aqui, porque estão todos de passagem...

    Mas é a vida, né?

    Desculpa pelo desabafo e pelo comentário absolutamente não relacionado ao texto :)

    Obrigada por dividir conosco as suas experiências. Adoro o seu jeito de falar/se relacionar com Londres. A sua paixão por essa cidade simplesmente me contagiou :)

    Tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta